






![NARIZ ENGANADO, E DESENGANADO, TABACO EMPULHADO, E DEFENDIDO, pretexto de poupadores, e desculpa de tafûis: obra de muita consolação para forretas, mofinos, miseraveis, e pirangas […] dedicada as ventas do Senhor Manuel Coco Cabral, e Negrão […] por](https://cdn.livrariamigueldecarvalho.com/book/0000000015371/15371_1.jpg)



A mostrar um total de 149 obra(s)
Descrição:
Na Offic de Antonio Vicente da Silva, Lisboa. 1760. In-8º de (32)-475 págs. Encadernação do séc. XIX, meia francesa em pele castanha com rótulo de ordem de estante na lombada. Carimbo de posse a óleo no frontspício e ante-rosto, coevo à encadernação. Mantem a sonoridade original do papel saudável.
QUARTA EDIÇÃO, muito rara desta muito importante obra da bibliografia brasiliana, considerada por alguns bibliografos o PRIMEIRO ROMANCE BRASILEIRO (no domínio do romance alegórico de fundo moral e espiritual, bem ao gosto do barroco) em que descreve, de forma devocional, a vida quotidiana da Bahia e de Minas Gerais durante o período do ciclo do ouro brasileiro.
Inocêncio, VI, 315 e XVII, 214;
Borba de Moraes in Bibliographia Brasiliana (1983);
Palmira Morais Rocha Araújo, in Dicionário de Autores no Brasil Colonial (Colibri, 2003);
Barbosa Machado, in Biblioteca Lusitana (1752);
N. M. Pereira in Compêndio Narrativo do Peregrino da América (1939).
Descrição:
Na Typographia da Academia R. das Sciencias, Lisboa, 1824. In-8º de VII-262 págs. Encadernação meia inglesa em pele castanha, com dizeres dourados na lombada, ligeiramente ressequida. Corte das folhas carminado. Preserva a sonoridade original do papel. Nítida impressão sobre papel encorpado de linho. Rúbrica de posse antiga a tinta roxa no frontspício.
Segunda edição INVULGAR, impressa três anos após a primeira edição.
Descrição:
Na Imprensa de Galhardo, Lisboa, 1821. In-8º de 38 págs. Encadernação moderna em papel marmoreado. Ostenta um pequeno autocolante de biblioteca particular.
Curioso e muito INVULGAR.
Descrição:
Na Imprensa Nacional, Lisboa, 1842. In-8.º de 63-(1) págs. Encadernação moderna inteira em papel pintado em tina manual, com dizeres a ouro em rótulo em pele na lombada.
Ilustrado em extra-texto com 8 litografias anunciadas no frontispício foram executadas na Lith. da Imp. Nacional e desenhadas por Miguel Ângelo Lupi. Desconhecemos se teve capas de brochura.
RARO.
Descrição:
Imprensa Nevesiana, Lisboa, 1834. In-8º de 56 págs. Encadernação moderna meia inglesa em pele com dizeres a ouro na lombada sobre rótulo de pele vermelha. Frontspício com pequeno ex-libris colado no canto inferior direito.
Inocêncio, VII-56 diz "... este escripto é, não sei porque, pouco vulgar ...".
MUITO CURIOSO e INVULGAR.
Descrição:
Typographia da Sociedade Propagadora dos Conhecimentos Uteis, Lisboa, 1844. In-8º de XXIII-469-(8) págs. Encadernação meia francesa em pele cor-de-mel, com guardas em papel marmoreado em tina manual, decoarad na lombada com florões e dizeres a ouro em casas fechadas (encadernação assinada por Silvestre Pinto - Porto). Conserva o fac-simile impresso em grande folha desdobrável do manuscrito autógrafo de Frei Luís de Sousa. Inteiramente por aparar. Mancha tipográfica com alguma acidez, em algumas folhas.
Muito rara PRIMEIRA EDIÇÃO quando completo com o facsimile, como o que se apresenta.
Descrição:
Na Regia Officina Typografia, Lisboa, 1790. In-8º de 248-(2) págs. Encadernação coeva da época inteira de carneira mosqueada com dizeres a ouro na lombada sobre rótulo de pele vermelha. Rubrica de posse coeva no frontspício.
Obra de grande apuro tipográfico magnificamente ilustrada com 16 gravuras de página inteira em extra texto, o frontispício gravado e decorado com figuras alegóricas e o retrato do autor e 12 vinhetas de meia página no começo de cada canto pelos melhores desenhadores e gravadores portugueses da época: Carneiro da Silva, Jerónimo de Barros, Soyé, Frois, João Tomás da Fonseca, Ventura da Silva, Lucius, Ramalho, entre outros. Cremos estar falho do retrato de D. José.
PRIMEIRA EDIÇÃO, MUITO RARA.
Inocêncio V, 316.
Descrição:
Na Impressão Regia, Lisboa, 1811. In-8.º de XV-266 págs. Encadernação coeva inteira em pele e dizeres a ouro em rótulo de pele vermelha na lombada.
PRIMEIRA E ÚNICA EDIÇÃO, invulgar.
Ávila Perez, 4477; Inocêncio IV, p. 186 , Laureano Barros, 3287.
Descrição:
Typ. Patriotica de C.J. da Silva, Lisboa, 1837. In-8º de 104 págs. Brochado com as capas finas, originais e impressas com tipos de bel efeito tipgtráfico, em bom estado de conservação, estadno o miolo preservado com as margens largas, intactas, barbeadas e com sonoridade original. Apresenta falta de papel no canto inferior esquerdo nos dois primeiros cadernos. POR ABRIR.
RARO.
Descrição:
Real Imprensa da Universidade, Coimbra, 1830. In-4º de VIII-111 págs.
Encadernado junto com:
REGULAMENTO PARA O GOVERNO DA IRMANDADE DA SANCTA CASA DA MISERICORDIA DA CIDADE DE COIMBRA, Imprensa Litteraria, Coimbra 1875. In-4º de VIII-152 págs.
Encadernado junto com:
REFORMA DE ALGUNS ARTIGOS DO COMPRIMISSO E REGULAMENTO DA SANTA CASA DA MISERICORDIA DE COIMBRA. Imprensa da Universidade, Coimbra, 1885. In-8º de 10-(1) págs.
Frontispício com uma gravura emblema da Misericórdia de Coimbra. Conjunto importante em torno desta instituição secular, e de difícil reunião, com encadernação coeva em pele castanha escura, meia inglesa sem cantos, dourados na lombada com dizeres e decoração à época. Aparo marginal generalizado, em bom estado mantendo a sonoridade original do papel. Ostenta um ex-libris heráldico de Eugénio de Castro, e a encadernação foi executada pela Oficina do Colégio dos Orphãos de Coimbra, atestado pelo carimbo a óleo que ostenta o exemplar.
Descrição:
Officina de Francisco Mendes Lima, Porto, 1760. In 8° com (16)-320 págs. Encadernação coeva em carneira mosqueda, insignificantemente coçada e falho do rótulo com os dizeres dourados. Exemplar com carimbo de posse do eminente Prof Joaquim de Carvalho. Rubrica de posse trabalhada e coeva (Moraes) na última folha de guarda. Belas vinhetas tipográficos de efeito decorativo dispostas ao alto das páginas das licenças do Santo Ofício. Topo da página da dedicatória com brazão de armas de D. Gaspar de Bragança (filho ilegítimo de D. João V).
Primeira e rara edição desta obra setecentista fortemente influenciada pelo pensamento filosófico do John Locke e da sua revolucionária obra «An Essay concerning humane understanding», publicada em Londres em 1690.
Exemplares na Biblioteca Nacional e Biblioteca João Paulo II (UCP).
Descrição:
Na Real Imprensa da Universidade, Coimbra, 1823. In-4º de XI-109-(1)-174-(8) págs. Dois títulos encadernados num único tomo
Brochado por aparar e inteiramente por abrir, preservadno a brochura original. Mantem a sonoridade original do papel. Exemplar muito fresco, limpo e limpo.
Descrição:
Na Officina de Miguel Manescal da Costa Impressor do Sto. Officio, Lisboa, 1767. In-8º de 11 págs. Encadernação moderna inteira de percalina azul escura. por aparar. Frontspício com parte de texto omitido provocado por remoção de antigo carimbo (?) ou assinaatura de posse (?). Por aparar.
Não referido nas bibliografias consultadas de eminentes bibliófilos, com excepção do catálogo de Fundo de Reservados de Livro Antigo (cota PV(R)/369), formado por obras antigas, raras, com características especiais, da FLUP. Exemplares referidos em Portugal na Biblioteca Nacional e Biblioteca Geral da UC, e no estrangeiro na Universidade de Toronto, Universidade Witwatersrand, Universidade da California, Britsh Library e Universidade de Boston.
Trata-se de uma separata impressa num reduzido número de exemplares a partir da Macarronea Latino-portugueza de 1791 . MUITO RARO
Descrição:
Na Impressão Regia, Lisboa, 1816. In-8º de 44 págs. Encadernação em papel antigo, marmoreado em tina manual. Mancha de humidade restrita à última folha, não impressa, que antecede a capa posterior. Bom exemplar, não aparado, com margens jumbo.
Exemplar que pertenceu à biblioteca de Eugénio de Castro, de quem ostenta a sua assinatura no frontspício, com uma nota manuscrita de sete linhas no verso do ante-rosto, tecendo onsiderações sobre o autor e a edição. Segundo Inocêncio este título teve uma tiragem restrita de 150 exemplares.
RARO.
Descrição:
Typographia de Manoel de J. Coelho, Lisboa, 1845. In-8º de 136 págs. Encadernação moderna em sintértiuco azul escuro. Preerva as capas de brochura e mantém intactas as margens fortemente desencontradas.
INOCÊNCIO, t.III, p. 297
Descrição:
Lisboa na Impressão Regia, 1830 (Setembro 1830 a Setembro de 1831). In-8º de 27 números, composto maioritariamente por 12 páginas cada: Colecção completa de 27 numeros encadernados num volume. Encadernação meia de pele cor de mel, século XX, com rótulo de pele vermelha gravada cm dizeres a ouro na lombada. Corte coevo das folhas salpicado a pigmento azul indigo. Exemplar acompanhado do retrato que por vezes falta nos exemplares que aparecem no mercado, gravura esta desenhada por H. J. da Silva e gravada por D. J. Silva . Inocêncio, no seu Dicionário Bibliográfico, diz-nos que a obra " ... compõe- se de 27 n.ºs, dos quaes o ultimo sahiu posthumo, tendo ficado incompleto pela morte do auctor ...", dado esse que se obtem também no último parágrafo do último número, onde refere a data de cessão de escrita e do passamento do autor "... por lhe obstar a finalisal-o o ataque das sezões de que lhe sobreveiu a morte ...".
Exemplar apresenta ainda uma folha final, constituída por 2 sonetos assinados J.J.P.L. [Joaquim José Pedro Lopes], intitulados «Por ocasião da sentida morte do Padre J.A. de Macedo» e o «Índice dos títulos dos numeros desta obra».
Publicação periódica completa, de difícil obtenção no mercado e cujas descrições não referem, nem a gravura, nem a folha final.
Inocêncio, IV, 197; Manuel Ferreira, Cat. LXXXII
Descrição:
Chez Hachette, Paris, (1845). In folio de 41 ffs litografadas. Frontspício principal e secundário gravados, seguindo-se de uma página de introdução e dezenas de exemplos caligráficos até ao final da obra, num total de 41 folhas gravadas pela frente por Joseph Picquet a partir de desenhos de L. F. Pillon. No final da obra inclui 11 alfabetos em idiomas distintos. Encadernação coeva. meia inglesa em pele vermelha com dizeres dourados na lombada, apresentando alguns sinais de manuseamento. Foxing generalizado, em algumas folhas, próprio da sua qualidade hidrófila.
Descrição:
Na Officina de Bernardo da Costa de Carvalho, Impressor do Serenissimo Senhor Infante, Lisboa, S/d. (1722). In-4º de XVIII-156 págs. Encadernação coeva (?) em pele, com decoração dourada moderna na lombada. Ilustrado em extra-texto com 2 gravuras de B. Picart: uma representando de Lisboa antes do terramoto de 1755, encimada por dois anjos segurando o brasão real e a segunda com o retrato do autor datado de 1721. Seguem-se 45 estampas com alfabetos, penas e desenhos caligráficos da autoria de Andrade datadas de 1718. Borba de Morais, na sua Bibliografia Brasileira do Periodo Colonial, p. 136 refere a existência de três impressões, contestando assim a descrição em Inocêncio (V, 336) que refere apenas duas. refere ainda que a primeira tiragem da obra corresponde a que tem 7 folhas preliminares inumeradas além do frontspício e a portada alegórica, situação essa que se verifica no exemplar que se apresenta.
Encadernação ligeiramente coçada, ocasionais picos de humidade em algumas folhas, com raras manchinhas de tinta.
PRIMEIRA TIRAGEM EM PRIMEIRA EDIÇÃO, muito valiosa e rara.
Descrição:
Agra [=Paris], 1748. In-8º de dois volumes com (3)-XIII-(5)-128 & (6)-166 págs respectivamente encadernados num tomo único. Encadernação coeva em carneira mosqueada, com restauro antigo, dizeres dourados sobre pele vermelha na lombada, com decoração também dourada em casas abertas. Corte das folhas carminado. Cantos ligeiramente amassadose cabeça da lombada com ligeira falta. Ex-libris do poeta Joaquim Pessoa.
Edição com uma portada alegórica em ambas as partes, muito belas, com tipografia emoldurada de composição arquitectónica e vegetalista representando, na base, um sofá com casal conversando em pose descontraída vigiada por um terceiro elemento em plano de fundo, no primeiro volume. No segundo volume, a portada não se encontra assinada e o ambiente apresentado corresponde ao de um quarto com cama,onde conversao casal, também em pose descontraída acompanhados com respectivo mobiliário complementar. A gravura que compõe a portada do primeira parte está assinada P(ierre). F(rançois). Tardieu de la Montagne, célebre gravador que viveu de 1711 a 1771 tendo sido responsável pela maioria das gravuras nas edições das Fábulas de La Fontaine. A portada da segunda parte encontra-se por assinar, mas o estilo e trabalho identifica o mesmo autor da portada do primeiro volume.
Edição muito recuada, a segunda e mais apreciada pelas actualizações de grafismo, beleza das portadas. Edição não descrita na maioria dasibliografias consultadas.
Before he found his niche in the theatre, he wrote several rather licentious novels, in particular Angola, which was held up by contemporaries such as Édouard Thierry as 'le roman du siècle, le livre des jolis boudoirs, le manuel charmant de la conversation à la mode'.
Descrição:
na Impressão Régia, Lisboa, 1929. In-8º de 27 opágs. Encadernação cartonada moderna em papel marmoreado. Nítida impressão sobre papel encorpado.
Descrição:
Na casa de J. P. Aillaud, Paris, 1826. In-8º de (8)-251-(1) págs. Encadernação coeva, meia inglesa em pele vermelha com dizeres dourados na lombada. Etiqueta antiga com número de ordem de biblioteca provada. Rubrica de posse coeva no frontspício. Ocasionais picos de acidez, generlaizada na mancha tipográfica, ao longo do volume. Aparo generalizado. Bonito exemplar.
PRIMEIRA EDIÇÃO, rara.
Descrição:
L. Hachette, Paris, 1844. In-8º de (8)-442 e 408 págs. Encadernação coeva meia francesa em marroquin preto com dizeres dourados e ferros secos brunidos na lombada, em casas simples e fechadas. Aparo marginal. Guardas em papel fantasia manual da época. Primeiro volume com apontamento manuscritos coevos, que não conseguimos transcrever mas cremos que trata de um apontamento sobre crítica realizado num periódico ao tempo da sua publicação..~Rúbrica de posse coeva em ambos os volumes, no frontspício.
Edição original da obra da autoria do historiador Charles Weiss (1812-1881).
Descrição:
Na Officina de Miguel Rodrigues, Lisboa, 1772. In-8º de 20 ff. inums - 171-(1) págs. Encadernação coeva, em carneira, com falhas e vestígios de dourados floreados na lombada. Guardas com pertences e notas manuscritas assim como contas aritméticas.
PRIMEIRA E ÚNICA EDIÇÃO.
Inocêncio, t.VI, p. 24; Ferreira de Mira, p. 221 a 227 refere três obras do género publicadas no séc. XVIII, referindo-se a elas muito elementares e insuficientes, mas sendo esta a menos incompleta; BN apresenta um exemplar.
Descrição:
Chez Janos Rovicki, Varsovie, 1783. In-8º de XXXIV-493-(1) págs. Encadernação coeva, com re-empastamento antigo das capas, provávelmente no séc. XIX, avaliando o tipo de cartonagem e papel empregue. Lombada em calfe com rótulo de pele castanha escura, dourada com dizeres e casas abertas com florões decorativos, também dourados. Aparo antigo, mas posterior ao corte das folhas, estas salpicadas a carmim. Belo exemplar, conservando a sonoridade original do papel. Anexam-se fotografias do índice sobre a importante contribuição de textos sobre o Brasil e Goa.
PRIMEIRA E MUITO RARA EDIÇÃO de um dos mais interessantes textos sobre Marquês de Pombal com elevado interesse para o estudo dos processos inquisitoriais de Évora e Coimbra..
Descrição:
Na Officina que foy de Miguel Lopes Ferreira, Lisboa, 1737 (e 1738). In-fólio de 15 ff. inums. - 310 e 7 ff. inums. - 330 págs. [ai-dij , Ai - Rr & §i-Sss] respectivamente. Encadernação coeva, inteira de carneira, mosqueado fino e lombada com decoração floreada barroca em casa fechadas, ligeiramente coçadas. Falho de rótulo na lombada. Último caderno solto. Exemplar completo, de estrutura rígida e muito bem conservado, mantendo a sonoridade original do papel. Algumas páginas com anotações marginais, coevas.
PRIMEIRA EDIÇÃO PORTUGUESA da obra que, no género, teve grande aceitação e um elevado número de edições e traduções, escrita quando o autor tinha 27 anos. Tradução de Padre Domingos Rodrigues Faya publicada em portuguyês cerca de meio século depois.
BN ; Monteverde Cunha Lobo, 1811.
Descrição:
Typographia de José Baptista Morando, Lisboa, 1848 (1849 e 1853 respectivamente). In-8º de 3 volumes com XVIII-(1)-462-(2), III-485-(3) e (6)-500-(1) respectivamente. Encadernação coeva, meia francesa em pele verde com etiquetas de número de ordem da biblioteca antiga. Aparo marginal e muito bom estado geral. Assinatura de posse antiga (Prof. Dr. Bernardo Albuquerque) no frontspício do primeiro volume. Ilustrado com litografia original representando o retrato do autor segurando pena de escrita e livros, assim como reprodução facsimilada da sua assinatura, realizado nas oficinas calcográficas dos Mártyres em Lisboa, por António Joaquim de Santa Bárbara.
PRIMEIRA EDIÇÃO, póstuma de toda a sua grandiosa obra (o autor tinha falecido 4 anos antes). Foram publicados três volumes das Obras Completas deste historiador, embora o plano de edição constasse de dez volumes, permanecendo inédita até hoje a restante parte da sua obra.
Descrição:
Na Officina da Academia Real das Sciencias, Lisboa, 1790. In-8º de VIII-119 págs. Encadernação coeva em pele com pastas decoradas com papel pintado. Leves manchas ao longo do miolo, e na charneira, sem comprometer a estrutura sólida do papel. Rubrica de posse coeva no frontispício. Apesar de alguns defeitos, muito bom exemplar desta já OBRA MUITO RARA.
Descrição:
Na officina de Miguel Rodrigues Lisboa, 1744. In-8º de 11 ff. inumeradas + 54 págs. Encadernação modesta, séc. XIX. Pertence manuscrito e ex-libris no verso da pasta anterior. Impressão sobre papel de magnífica qualidade, de elevada gramagem. Aparo marginal, apresentando ainda assim, margens largas. Insignificante trabalho de traça pontual e exclusivo junto da charneira.
Descrição:
Na Real Imprensa da Universidade, Coimbra, 1821. In-8º de 47 págs. Encadernação artística de meados do séc. XX, inteira de pele, com filets gravados a ferros secos de motivos vegetalistas e a lombada com rótulos vermelhos dourados com dizeres. Exemplar, muito fresco e cuidado, mantendo a sonoridade original do papel.
PEÇA DE COLECÇÃO
Descrição:
Typ. Imp. e Const. de J. Villeneuve e Comp., Rio de Janeiro, 1841. In-8º de 404 pags. Encadernação meia inglesa em pele com dizeres a ouro na lombada. miolo com algumas manchas de humidade. A página 33 e verso é dactiloscrita. Rúbrica de posse de antigo professor da Universidade de Coimbra.
MUITO INVULGAR.
Descrição:
Tipografia Rollandiana, Lisboa, 1808. In-8º de 188 páginas. Brochado da época com ligeira falha no canto inferior direito. Nírtida impressão em papel azul de superior gramagem. Carimbo de antiga biblioteca priovada (de Bayolo Pacheco de Amorim) no frontspício e outro, de Henrique Hoezar (carimbo heráldico) no final, na última página. Manchas de humidade disseminadas ao longo do texto.
Obra muito invulgar.
Descrição:
Impressão Régia, Lisboa, 1826. In-8º de VIII-382-(2) págs. Encadernação coeva inteira de carneira mosqueada, com decoração dourada vegetalista na lombada e dizeres gravados sobre rótulo de pele vermelha. Sinais de manuseamento com algum vigor nos cantos. Volume I e único. Ocasionais e insignificantes sublinhados a lápis. MUITO BOM EXEMPLAR
Edição original da última obra do autor, considerado como um dos maiores pensadores do séc. XIX e o percursor das ideias modernas económicas em Portugal.
Descrição:
Ministério da Educação Nacional. Lisboa. 1970. In-8º de 27-(46) pags. Brochado. Impresso com 3 linhas a duas cores reproduzindo as vinhetas e letras capitais decorativas bem como o texto bilingue em português e tamil. O texto fac-similado é antecedido por um resumé/sumário em françês e inglês
Descrição:
Robert Wilkinson, London, 1800 (frontspício) a 1803 (Índice). In-fólio de (4)- 48 mapas aguarelados. Encadernação meia inglesa e pele preta coeva com dizeres dourados na lombada; papel de guarda e das pastas substituido com papel fantasia moderno. Frontspício com uma bela gravura alegórica aberta em chapa de aço, com manchas de humidade antigas. Nítida impressão sobre papel de gramagem superior, com gravuras cartograficas abertas em chapa de cobre assinadas por w. Harrison, George Allen, T. Conder, E. Bourne, J. Roper, B. Baker, T. Foot e I. Puke, de belo efeito visual realçado pela aguarela coeva.
PEÇA DE COLECÇÃO
Phillips, Atlases 696, 701, 3532a, 4301.
Descrição:
Colburn & Bentley, London, 1830. In-4º de XVI-511 e VII-512 págs. Encadernação coeva em sintético verde com rótulos de pele castanha e dizeres dourados na lombada. Ilustrado com 3 mapas desdobráveis, 1 frontspício colorido, 13 gravuras abertas em chapa d'aço de página inteira e dupla. COMPLETO DE TEXTO E GRAVURAS, estas últimas efevtuadas a partir de desenhos de C.R. Cockerell. MUITO BOM EXEMPLAR, muito be conservado com ocasional e muito raro foxing, tão prórpio da acção do tempo sobre este tipo de papel, mesmo assim de belíssima qualdiade.
Descrição:
a continuação do título:
Bicêtre, La Conciergerie, La Force, La Salpêtrière, Le For-L'Evêque, Saint-Lazare, Le Châtelet, La Tournelle, L'Abbaye, Sainte-Pélagie, Pierre en Cize, Poissy, Ham, Fenestrelles, Le Château d'If, Château Trompette, Le Mont Saint-Michel, Clairvaux, Les Iles Sainte-Marguerite, La Tour de Londres, Pignerolles, Le Spielberg, Les Plombs de Venise, Les Mines de Sibérie, Les Sept Tours, Les Cachots de l'Inquisition.
Histoire des prisonniers d'état, des victimes du fanatisme politique et religieux, intérieur des bagnes, travaux et punitions des forçats, détails inédits sur toutes les prisons élevées par le despotisme.
Administration de Libraire, Paris, 1845. In-4º de 8 tomos encadernados em 4 volumes com 340, 368, 363, 326, 344, 347, 348 e 399 páginas respectivamente. Encadernação coeva, em calf vermelho, finamente dourado na lombada. Magníficamente ilustrado com 32 gravuras abertas em chapa d'aço. Ocasioanis picos de humidade.
O vol. VIII trata exclusivamente da história das prisões públicas de mulheres. BELÍSSIMO EXEMPLAR, peça de colecção sobre a história do sistema prisional internacional.
Descrição:
Thomas Cowperthawt & Co, Philadelphia, 1838. In-8º de 13 volumes com encadernação coeva, inteira de pele mosqueada com decoração dourada na lombada em casas fechadas e dizeres também dourados sobre rótulos de pele preta. Aparo generalizado de todos os volumes com goteiras pintadas. Picos de acidez dissimenados pelo miolo. Bom exemplar.
Descrição:
Na PATRIARCAL OFFICINA DA MUSICA, Lisboa, Anno M. DCC. XXVII (1727). In-4º de xxxiii-487 págs. Encadernação artistica coeva em carneira mosqueada selectivamente a constituir elementos geométricos de decoração limitados por ferros gravados a seco e a ouro nas pastas, com ferros a ouro na lombada em casas fechadas e rolados nas esquadrias das pastas (com cantos coçados), Obra primorosamente impressa em papel de elevada gramagee ilustrada com conjunto apropriado de vinhetas decorativas de grande mestria (brasão da Infanta de Portugal, brasão de armas do Barão de Seegh, Monograma da Companhia de Jesus, monograma do Santo Oficio, monograma do Patriarcado, brasão de armas do Paço Real, brazão de armas da Imperatiz, miniatura do retrato da Imperatriz, mausoléu da Imperatriz e vinheta final); bem como bela estampa aberta a talhe-doce por Röster, ocupando página inteira e desdobrável (com legenda em rodapé), com o retrato a corpo inteiro da Imperatriz Leonor antecendendo a sua biografia.
RARO.
Descrição:
Na Officina de Miguel Manescal da Costa, Lisboa, 1753. In-8º de 158-(2)págs. Encadernação coeva inteira em pele. Papel mantendo a sonoridade original.
Descrição:
Typographia de Elias José da Costa Sanches, Lisboa, 1850. Volume com 12 folhetos de 32 págs cada. Encadernação moderna meia francesa em pele com florões e dizeres a ouro em rótulos de pele vermelha na lombada. Exemplar em magnífico estado de conservação estando apenas aparado à cabeça carminada. Mantem intactas e muito ireegulares com todas as barbas, as restantes margens.
COLECÇÃO COMPLETA.
Descrição:
Tomo I (e II). Na Imprensa Nacional. Lisboa. 1847. In 8º de 2 volumes com (22) - 245 - (3) e (10) - 235 - (8) págs. respectivamente. Encadernação coeva meia inglesa com elaborados ferros gravados a ouro na lombada de pele, esta com ligeiros e insignificantes defeitos acentuados no primeiro volume. Cantos do primeiro volume com ligeiro sinais de manuseamento descuidado. Miolo impecável, muito limpo com rarísimos picos de acidez.
Descrição:
Typographia Lusitana, Lisboa, 1945. In-8.º de 285(2) págs. Encadernação meia inglesa, com lombada em sintético verde, na qual se inscrevem dizeres dourados. Miolo muito bem conservado, preservando a sonoridade original do papel.
Descrição:
na officina de Ioam da Costa, Lisboa, 1671. In-8º de 28 págs. Encadernação em papel marmoreado. com algumas manchas de humidade e buracos de lepisma. Com todas as licenças necessarias.
INVULGAR
Descrição:
Typ. de José Baptista Morando, Lisboa, 1862. In-8º de 216 págs. Encadernação coeva inteira de pele com dizeres a ouro e florões na lombada.
INVULGAR.
Descrição:
Typ. Universal de Laemmert, Rio de janeiro, 1849. In-8º de 328 págs. Encadernação coeva em em pele, um pouco cansada, com dizeres e florões a ouro na lombada que ostenta um pequeno defeito.
Descrição:
Na Typografia da Academia R. das Sciencias, Lisboa, 1824. In-4º de V-124 págs. Encadernação coeva em carneira com dizeres e florões a ouro na lombada.
INVULGAR.
Descrição:
Typographia na Rua da Condessa nº 3, Lisboa, 1854. In-8º de 80 págs. Br.
INVULGAR.
Descrição:
Typographia da Revista Popular, Lisboa, 1851. In-8º de XXIV-262-(2) págs. Encadernação meia inglesa em pano com dizeres a ouro em rótulo de pele. Sem capas de brochura e ligeiramente aparado. Pequenoa carimbo de posse.
PRIMEIRA EDIÇÃO
INVULGAR
Descrição:
Typographia da Gazeta dos Tribunaes, Lisboa, 1846. In-8º de 56 págs. Encadernação meia inglesa com dizeres e florões a ouro na lombada. Ilustrado em extra-texto e com um desdobravél a cores com um curioso Mappa de cores.
INVULGAR.
Descrição:
Na Impressão de J.F.M de Campos, Lisboa, 1815. In-8º de 104-(1) págs. Encadernação modesta meia inglesa, desgastada, com dizeres a ouro na lombada. Rótulo de papel de núemro de ordem de biblioteca na pasta.
INVULGAR.
Descrição:
Typ de Francisco Pereira d'Azevedo, Porto, 1854. Dois tomos de 270 e 169 págs encadernados juntos num só volume. Encadernação coeva em pele castanha meia inglesa com dizeres a ouro na lombada. Pequena vinheta de número de ordem de biblioetac particular na lombada.
Descrição:
Typographia de Francisco Pereira De Azevedo, Porto, 1854. In-8º de 363 págs. Encadernação coeva meia inglesa em pele castanha com dizeres a ouro na lombada. Pequena vinheta de núemro de ordem de biblioteca particular na lombada.
Descrição:
Desenne, Volland, Plassan, Paris, 1792. In-8º de 350 págs. Encadernação inteira em pele com dizeres e florões em casas fechadas na lobada. Ilustrado em extra-texto com 3 gravuras.
Embora seja a segunda edição, esta foi a primeira a ser publicada em França.
RARO.
Descrição:
Typographia. da Sociedade Propagadora dos Conhecimentos Úteis, Lisboa, 1844. In-8º de 112 págs. Encadernação meia francesa em pele com dizeres e florões em pele. Edição muito cuidada, impressa em papel de qualidade superior, ornado com desenhos de inspiração celta no texto, vinhetas e capitulares. CONSERVA CAPA DE BROCHURA anterior.
Descrição:
na Regia Officina Typografica, Lisboa, 1800. In-8º de 52 págs. Br. Alguns picos de acidez.
PRIMEIRA EDIÇÃO.
RARO.
Descrição:
Na typ. de Mathias José Marques da Silva, Lisboa, 1883. In-8º de 32 págs. Br. Capas de brochura com algumas falhas ligeiras de papel. Ilustrado ao longo do texto.
Descrição:
Paris, 1798. In-4º de 3 volumes com XIX-375, 393-(4) e 398 págs. Encadenações coevas com decoração dourada gótica na lombada. Corte das folhas pintadas e folhas de guarda de papel marmoreado da época. Rótulos de pele preta na lombada com dizeres dourados. Encerra 14 estampas abertas a buril sugestivas e muito sensuais. Nítida impressão sobre papel de boa qualidade, conservando ainda a sua sonoridade original.
RARO.
Descrição:
J.B. Baillière, Paris, 1826. In-8ª de XVI-418-(2)págs. Encadernação inteira de pele marmoreada com ferros neo vitorianos na lombada. Charneiras com ligeiro sinal de cansaço, assim como os os cantos. Guardas em papel francês e corte das folhas marmoreadas ao estilo das guardas.
Miolo muito bem conservado, muito fresco mantendo a sonoridade original do papel.
RARO.
Descrição:
Typ. do Panorama, Lisboa, 1866. Seis volumes de In-8 de páginas variáveis. Obra dividida em 4 partes sendo a 1ª Parte, vol 1 e 2; 2ª Parte, vol.3; 3ª Parte, vol. 4 e a 4ª Parte que é da autoria de Fr. Lucas de Santa Catarina, vol. 5 e 6.
Encadernações antigas com lombada em pele. Não conservam as capas das brochuras.
Conjunto completo, em bom estado de conservação.Trata-se da 3ª edição.
Muito invulgar.
Descrição:
Béchet Jeune, Paris, 1823 (e 1825). In-8º de 2 volumes XIV-724-(2) págs. e (4)-551 págs respectivamente. Encadernação recente inteira de pele mosqueada com dizeres e florões dourados na lombada sobre rótulos de pele preta e vermelha.
Apresenta 22 gravuras representando espécies florísitcas e faunísticas, 7 delas finamente aguareladas na época.
Obra dividida em 2 tomos, nos quais se repartem 3 partes (2 no primeiro volume) ao longo de 77 lições.
RARO e importante.
Descrição:
Real Imprensa da Universidade, Coimbra, 1825. In-8º de 216 págs. Encadernação inteira em pele com dizeres e florões em casas abertas na lombada.
SEGUNDA EDIÇÃO.
Descrição:
Por Bernardo Peralta Editor, Madrid, 1734. Duas obras num volume só de in-8º de VI-192 e II-99 págs. Encadernação da época inteira de pele, levemente cansada. Sem as guardas inferiores. Pequenas manchas de tinta no rosto da primeira obra.
INVULGAR.
Descrição:
Chez Pierre Pravlt, Paris, 1735;Na Officina de Luis Secco Ferreira, Coimbra, 1751; Na Officina de Luis Secco Ferreira, Coimbra, 1752. Três obras de in-4º num tomo só de XVI-280, 94-(2) e 126 págs. Encadernação da época inteira de pele. Primeira obra com pequenos trabalhos de traça na margem da frente de algumas folhas. Ultima obra com falta da ultima folha.
CONJUNTO INVULGAR.
Descrição:
Gabriel Roux Librairie Editeur, Paris, 1863. Dois tomos de in-8º de 256 e 248 págs. Encadernação meia inglesa com dizeres e florões a ouro na lombada. Ilustrado com duas gravuras.
Descrição:
Typographia Commercial, Porto, 1848. In-8º de 142 págs. Encadernação meia francesa com as pastas com manchas de humidade assim como as primeiras páginas.
Descrição:
Casa de Cruz Coutinho-Editor, Lisboa, 1854. Dois volumes de in-8º de 306 e 284 págs. Encadernação coeva, meia ingles com dizeres e florões a ouro na lombada. Terceira edição augmentada de muitos artigos, assim extrahidos de diversos autores, como originais.
Descrição:
Na Officina de Ignacio Rodrigues, Lisboa, 1752. In-8º de 8 págs. Br.
Descrição:
Lisboa, 1753. In-8º de 8 págs. Br.
Descrição:
na Officina Alvarense, Lisboa, 1752. In-8º de 8 págs. Br. Exemplar amarelecido devido à qualidade do papel. Na página de título encerra uma vinheta xilogravada.
Descrição:
Na Officina Typographica, Lisboa, 1779. In-4º de 50 pa´gs. Desencadernado. Ténue mancha de humidade marginal ao longo do exemplar, na zona da charneira. Papel matendo a sonoridade original.
Descrição:
Na Officina Typographica, Lisboa, 1787. In-4º de 28 págs. Desencadernado. Papel matendo a sonoridade original.
Descrição:
na Regia Officina Typografica, Lisboa, 1796. Folio de 6 pags.
Descrição:
na Officina de António Rodrigues Galhardo, Lisboa, 1790. Fólio de 1 págs.
Descrição:
na Officina de António Rodrigues Galhardo, Lisboa, 1790. Fólio de 2 págs.
Descrição:
Na Officina de Antonio Rodrigues Galhardo, Lisboa, 1790. Fólio de 2 págs.
Descrição:
Na Officina de Antonio Rodrigues Galhardo,Lisboa, 1790. Fólio de 3 págs.
Descrição:
na Officina de Antonio Rodrigue Galhardo, Lisboa, 1790. Fólio de 3 págs.
Descrição:
na Regia Officina Typografica, Lisboa, 1790. Fólio de 7 págs.
Descrição:
na Officina de Antonio Rodrigues Galhardo, Lisboa, 1790. Fólio de 9 págs.
Descrição:
na Offic. de António Rodrigues Galhardo, 1790. Fólio de 4 págs.
Descrição:
na Officina de Antonio Rodrigues Galhardo, Lisboa, 1790. Fólio de 2 págs.
Descrição:
na Officina de Antonio Rodrigues Galhardo, Lisboa, 1790. Fólio de 2 págs.
Descrição:
Typografia Regia Silviana, Lisboa, 1790. Fólio de 11 págs.
Descrição:
Lisboa, 1789. Fólio de 2 págs.
Descrição:
Lisboa, 1789. Fólio de 2 págs.
Descrição:
na Regia Officina Typografica,Lisboa, 1788. Fólio de 11 págs.
Descrição:
Villa das Caldas, 1787. Fólio de 14 págs.
Descrição:
Lisboa, 1786. Fólio de 3 págs.
Descrição:
Salvaterra de Magos , 1786. Fólio de 2 págs.
Descrição:
Palacio de Quéluz, 27 de Julho, 1785. Fólio de 2 págs.
Descrição:
na Regia Officina Typografica, Lisboa, 1785. Fólio de 4 págs.
Descrição:
Lisboa, 1784. Fólio de 8 págs.
Descrição:
Lisboa, 1781. Fólio de 7 págs.
Descrição:
TYPIS ACADEMICIS, Coimbra, 1840. Fólio de 11 págs.
Descrição:
na Regia Officina Typografica, Lisboa, 1780. Folio de 22 págs.
Descrição:
na Regia Officina Typografica, Lisboa, 1786. Fólio de 4 págs.
Descrição:
na Regia Officina Typografica, Lisboa, 1785. Fólio de 4 págs.
Descrição:
na Regia Officina Typografica, Lisboa, 1787. Fólio de 4 págs.
Descrição:
na Regia Officina Typografica, Lisboa, 1787. Fólio de 4 págs.
Descrição:
na Regia Officina Typografica, Lisboa, 1786. Fólio de 4 págs.
Descrição:
na Regia Officina Typografica, Lisboa, 1786. Fólio de 4 págs.
Descrição:
na Regia Officina Typografica, Lisboa, 1789. Fólio de 4 págs.
Descrição:
na Regia Officina Typografica, Lisboa, 1789. Fólio de 7 págs.
Descrição:
na Regia Officina Typografica, Lisboa, 1788. Fólio de 4 págs.
Descrição:
na Regia Officina Typografica, Lisboa, 1788. Fólio de 4 págs.
Descrição:
na Regia Officina Typografica, Lisboa, 1788. Fólio de 4 págs.
Descrição:
na Regia Officina Typografica,Lisboa, 1788. Fólio de 16 págs.
Descrição:
na Régia Officina Typografica, Lisboa, 1787. Fólio de 6 págs.
Descrição:
Na Regia Officina Typografica, Lisboa, 1787. Fólio de 22 págs.
Descrição:
Lisboa, 1785.Folio de 3págs.
Descrição:
Na Typografia de António Rodrigues Galhardo, Lisboa, 1823. In-8º de 214-130 págs. Encadernação inteira em pele com florões e dizeres a ouro na lombada.
Descrição:
Real Imprensa da Universidade de Coimbra, Coimbra,1819. In-8º de 631-(4) págs. Encadernação coeva inteira em pele, com dizeres e florões a ouro na lombada. Páginas com acidez marginal.
Descrição:
En Sevilla : Por Lucas Martin de Hermosilla, 1696. In-8º de(24)-394-(4)págs. Pagina de rosto enquadrada por tarja tipográfica. Encadernação inteira de pele, sem guardas. Ultimas folhas com mancha antiga de água já desvanecida.
Muito raro.
Descrição:
Na Real Officina da Universidade, Coimbra, Anno de 1782. In-8º de xvi-445 págs. Br. Encadernação meia inglesa com dizeres e florões dourados em casas abertas.Exemplar com ex-libris na capa interior.
Descrição:
Na Officina de Antonio Isidoro da Fonseca. M. D. CC. XXXVII.In-8º de 4-VII-LX-349-I-161 págs. Encadernação coeva inteira de carneira. Exemplar Ilustrado com as duas gravuras fora do texto abertas a buril por Russeau.
RARO.
Descrição:
Impr. Regia, Lisboa, 1828. In-8º de 22 págs. Br.
Descrição:
Typ. de Faria & Silva, Porto, 1840. In-8º de 129 págs. Encadernação modesta meia inglesa em papel marmoreado. Exemplar com sinais de manuseamento.
Invulgar.
Descrição:
Ex Typographia Balleoniana, Venetiis, 1719. 3 vols de in-folio. Encadernações da época, inteiras de pele com ferros a ouro nas lombadas, com defeitos nas coifas e charneiras e sem guardas. Leve humidade marginal nas primeiras e ultimas folhas. Esta edição é rara e de esmerado apuro gráfico, composta a duas colunas em caracteres redondos e italicos. As páginas de rosto vêm impressas a negro e vermelho e adornadas com uma bonita vinheta alegórica, finamente aberta por buril em chapa de cobre. O primeiro volume apresenta ainda uma gravura de página inteira, e uma grande vinheta decorativa como titulo.
Descrição:
Em Madrid Por Mateo Fernandez, 1659. In-8º de XII-182-(2)folhas numeradas pela frente. Encadernação da época inteira de pele,com defeitos na coifa. Pequeno trabalho de traça marginal sem afectar o texto.
Descrição:
Imprensa Nacional, Lisboa, 1850. In-8º de 24 págs. Br. Exemplar com ligeiros picos de acidez na capa.
Descrição:
Typografia Academica. 1838. In-8º de 443 págs. Desencadernado e leve mancha de humidade que ocupa as primeiras páginas, no canto inferior direito.
Descrição:
Impressão Régia, Lisboa, 1828. In-8.º de 35 págs.Br. Ocasionais manchas de humidade
Descrição:
Imprensa Nacional, Lisboa, 1840. In. 8.º de 35 págs. Br. Primeira edição, conservando capas de brochura da época.
Descrição:
Officina de Antonio da Fonseca, Lisboa, 1736. In-8.º de XV págs. Br. Capa de brochura ligeiramente danificada.
Descrição:
Eugéne Landoy, Bruxelles, 1845. In-8º de 180 págs. Encadernação meia inglesa em pele com florões dourados em casas abertas. Pequenos sublinhados da época em algumas páginas da obra.
Descrição:
Société Typographique Belge Ad. Wahlen et Compagnie, Bruxelles, 1837. In-4º de 343-46 estampas litografadas. Encadernação coeva meia inglesa com cantos em pele. Vestígos de rótulo de ordem de biblioteca na lombada. Acidez generalizada mas ténue, própria da qualidade do papel.
Descrição:
Officina Luisiana, lisboa, 1780. In-8.º de 31(1) págs. Cartonagem recente, rótulo em pele com dizeres dourados na pasta.
Descrição:
Offic. de Lino da Silva Godinho, Lisboa, (1789). In-8º de 16 págs. Cartonagem recente, rótulo em pele com dizeres dourados na pasta. POR APARAR.
Descrição:
Offic. de Simão Thaddeo Ferreira, Lisboa, 1788. In-8.º de 40 págs. Cartonagem recente, com rótulo em pele na pasta, com dizeres dourados. O canto superior esquerdo toscamente restaurado com ligeiro prejuizo do texto da folha inicial. POR APARAR mas que dado a fraca qualidade do papel, apresenta algumas falhas.
Descrição:
Typ. Bracharense rua dos Pelames, 1850. In. 8.º de 18-(10) págs. Cartonagem modesta com lombada em pele.
Descrição:
Typ. do Gratis, Lisboa, 1844. In-8º de 152-(1)págs. Br. Cadernos por abrir. Conserva capas de brochura. Pequena assinatura de posse na capa.
Descrição:
Lisboa, Typ. Rua dos Gallegos, 1850. In-8º de 8 págs. Br
Descrição:
Officina de Antonio Pedrozo Galram, Lisboa Occidental, 1727. In. 8.º de 19 págs. Desencadernado.
Descrição:
Officina de Antonio Pedrozo Galram, Lisboa, 1698. In-8.º de 16 págs. Desencadernado. Mancha de humidade
Descrição:
Officina de Miguel Manescal Impressor do Santo Ofício, Lisboa, 1700. In. 8.º de 28 págs. Desencadernado. Ligeiros picos de humidade.
Descrição:
Lisboa, 1757. In. 8.º de 12 págs. Desencadernado.
Acidez generalizada.
Descrição:
Typographia do Jornal do Commercio, Lisboa, 1874. In. 8.º de 30 págs. Br.
Descrição:
Typographia Commercial Portuense, Porto, 1847. In. 8.º de XX-52 págs. Desencadernado. Ligeiras manchas de humidade.
Descrição:
Na typografia Rollandiana, Lisboa, 1785. In-8º peq. de 264-(6) págs. Encadernação inteira de carneira da época.
Descrição:
Typ. Rollandiana, Lisboa, 1818. In-8º de dois volumes de 537-(8) e 436-(2) págs. Encadernação coeva em pele.
Descrição:
Na Impressão Régia, Lisboa, 1818. In-8.º peq. de 96 págs. Encadernação inteira de pele, com dizeres dourados na lombada.
Miolo muito limpo com a excepção do frontispício, que apresenta uma pequena mancha e pequenos defeitos marginais.
Descrição:
Typographia do Director, Lisboa, 1840. In. 8.º de 44(2) págs. Br. Falha de contra-capa. Segunda edição.
Descrição:
Roret-Libraire, Paris, 1829. In-8º de (4)-335-3 estampas desdobráveis. Encadernação coeva em carneira marmoreada com guardas em papel fantasia. Goteira do livro decorada. Leves sinais de manuseamento nas capas. Apresenta um desdobrável de grandes dimensões com relação exacta dos componentes necessários à manufatura do vidro decorativo. no final da obra apresenta 3 gravuras desdobráveis de grandes dimensões representando utensílios e maquinaria útil á produção de vidro assim como exemplos de incrustações decorativas nas jarras de vidro.
Descrição:
Na Typographia de A. I. S. de Bulhões, Lisboa, 1837. In-8.º de 330-(11) págs. Encadernação meia inglesa, ligeiramente cansada, com lombada em pele, a qual de apresenta decorada com dourados.
Descrição:
Na Officina Antonio Rodrigues Galhardo, 1810. In-8º de (5)-114 págs. Encadernação antiga (séc. XIX) inteira em skivertex. Alguma acidez própria da qualidade do papel.
Descrição:
Na Impressão Regia, Lisboa, 1814. In-8º de 73-(3) págs. Encadernação coeva inteira de carneira mosqueada com rótulo de pele vermelha na lombada.
Descrição:
Escriptorio da Bibliotheca Portugueza, Lisboa, 1852. In-12º de VIII-716 págs. Encadernação moderna inteira de sintético imitando antigo com rotulo vermelho, dizeres e decorações douradas na lombada. Exemplar muito bem conservado mantendo a sonoridade original do papel estando apenas aparado à cabeça, estando intactas e desencontradas as restantes margens. As duas primeiras páginas com ocasionais picos de humidade.
Descrição:
À la librairie d'Alexis Eymery, Paris, 1816. In-12º de 2 volumes com 382 e 388 págs respectivamente. Encadernação coeva inteira de pele mosqueada com decoração dourada em casas fechadas ao gosto da época. cantos com algum desgaste e sinais de manuseamento geral. Miolo muito limpo. Corte das folhas marmoreado. Conserva as 7 gravuras e o grande mapa de França desdobrável. As gravuras representam essencialmente aspectos ligados à paisagem da rede hidrográfica francesa representando fontes, cascatas e outros aspectos hidro-geológicos.
Descrição:
Parent-Desbarres, èditeur, Paris, 1836-1838. In-4º de 2 volumes com VIII-732 e (4)-659-(1) págs. Encadernação coeva meia inglesa em calf bege decorada a ouro ao gosto romântico. Lombada do primeiro volume com falta de pele. Pastas com os cantos cansados. no entanto miolo muito limpo e fresco mantendo a sonoridade original do papel.