Impressão Régia, Lisboa, 1826. In-8º de VIII-382-(2) págs. Encadernação coeva inteira de carneira mosqueada, com decoração dourada vegetalista na lombada e dizeres gravados sobre rótulo de pele vermelha. Sinais de manuseamento com algum vigor nos cantos. Volume I e único. Ocasionais e insignificantes sublinhados a lápis. MUITO BOM EXEMPLAR
Edição original da última obra do autor, considerado como um dos maiores pensadores do séc. XIX e o percursor das ideias modernas económicas em Portugal.
Segundo José Tengarrinha, José Acúrcio das Neves (1766-1834) "pode considerar-se um dos mais lúcidos espíritos da nossa primeira metade do século XIX e, sem dúvida, uma das maiores figuras do pensamento económico em Portugal". A sua última obra publicada, os Entretenimentos Cosmológicos, Geográficos e Históricos, de 1826, não se enquadram em qualquer das categorias anteriormente piublicadas, mas demonstram uma actualizada cultura científica do autor, mostrando que, apesar do turbilhão político em que Portugal se encontrava, José Acúrsio das Neves se mantinha atento aos progressos científicos da Europa."
De igual interesse para a história da evolução do pensamento cinetífico em Portugal