- Referência: 15608
A DESCENDÊNCIA PORTUGUESA DE EL-REI D. JOÃO II
- Preço: 350.00 €
Descrição:
A mostrar um total de 17 obra(s)
Descrição:
Edições Gama. Lisboa. MCMXLV-MCMXLVI. 1945-1946. In-4º de 3 volumes com 603, 413 e 479 págs. respectivamente. Encadernação coeva meia francesa com elaborados ferros heráldicos na lombada. Exemplares impecáveis e conjunto muito atractivo. Capas de brochura preservadas com ocasional foxing. Ligeiro aparo marginal.
PRIMEIRA EDIÇÃO desta obra de referência na temática da genealogia. Ilustrado com várias estampas em separado, entre elas um retrato de D. João II, além de numerosas árvores genealógicas em folhas desdobráveis.
Descrição:
In-8º de (5)-162 + 3 ff em branco. Encadernação artística, coeva inteira em calfe grenat, com roda em cercadura floreada e dourada em ambas as pastas. Corte das folhas cinzeladas e brunidas a ouro fino.
Lombada com ligeiros sinais de manuseamento, sem prejuizo algum da estrutura de suporte.
Frontispício "caligráfico" com dizeres manuscritos dispostos em moldura e verso com desenho de vaso de flores, também em moldura, ambas as páginas desenhadas com dupla molduras e intercaladas com belos motivos vegetalistas.
Manuscrito inteiro a punho único, muito legível e escrito a duas tintas variantes de sépia, estando a cor mais clara, por vezes, com dificuldades de leitura. Pelo tipo de caligrafia e representação numérica cremos tratar-se de um manuscrito do final de setecentos, inícios de oitocentos.
Descrição:
Pontevedra, 1916. In-8º de XXXIV-(1)-49-(1) págs. Brochado com lombada fragilizada. Mancha de humidade marginal na capa de brochura anterior. Ocasionais manchinhas de foxing ao longo do texto.
Tiragem limitada a 350 exemplares.
O estudo preliminar ocupa as primeiras 34 páginas. Ostenta uma dedicatória autógrafa do organizador e responsável pela publicação a Srª Dª Urbana Soares de Albergaria.
Relação da vida de D. Mariana Bernarda de Távora, última condessa de Atouguia, filha mais velha dos marqueses de Távora, de setembro a janeiro de 1759 - do atentado ao rei D. José até à sua entrada no Convento do Grilo, onde ficarºa até 1777. De maior interesse pela descrição da vida social da alta nobreza, a relação do padre jesuíta Malagrida com os Távoras. Constitui uma das obras que vem pôr em causa o que a historiografia portuguesa, baseada em relatos de viajantes estrangeiros, tem escrito sobre a mulher aristocrata do século XVIII.
Descrição:
Imprensa Portuguesa. Porto, 1923. In-4.º de 190-(4) págs. Brochado. Nítida impressão de esmerada apuro gráfico, com frontspício impresso a duas cores sobre papel de linho.
Estimado e invulgar estudo histórico-genealógico, ilustrado com um brasão dos Pessanhas impresso a vermelho e prata. Em folhas desdobráveis possui um Esquema do Almirantado dos Pessanhas e V Tábuas genealógicas.
Descrição:
Edição da Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, Fundação Calouste Gulbenkian. Lisboa, 1991. In-4º de 205-(2) págs. Brochado.
Tiragem de 1500 exemplares com texto em português e 1500 exemplares com texto em inglês.
Apreciado e valioso catálogo sobre a Arte do Marfim, logo esgotado assim que publicado. Edição profusamente ilustrada a cores, com cerca de 600 peças em marfim dos séculos XVI, XVII e XVIII, provenientes em grande parte de colecções particulares.
Importante e impriscindível catálgo para qualquer estudioso das artes decorativas do marfim provenientes das regiões afro e indo-portuguesas, mogol e cingalo-portugueses, sino e nipo-portugueses.
Descrição:
Livraria Bertrand, Lisboa, 1933. In-8º de 285 págs. Encadernado.
Ostenta uma expressiva e muito bela dedicatória autógrafa ao enorme poeta simbolista Eugénio de Castro (1869-1944).
Encadernação moderna em sintético castanto. Exempar ligeirmaente aparado, preservadno as capas de brochura.
PRIMEIRA EDIÇÃO (2º milheiro)
Descrição:
Livraria Aillaud e Bertrand, Paris, Lisboa. In-8º de XVI-332 págs. Bonita capa de brochura ilustrada por Abel Manta (não assinada).
Encadernação coeva inteira de skivertex azul, ligeiramente fendida na charneira anterior. Exemplar conservando as capas de brochura e inteirmente por aparar.
Ostenta uma divertida (subversiva?) dedicatória autógrafa ao escritor e bibliotecário Gualdino Gomes (1857-1948) datada de dezembro 1926.
Apresenta um ex-libris do conhecidíssimo bibliófilo vianense falecido, Dr. Aucindío Rodrigues.
PRIMEIRA EDIÇÃO (5º milheiro).
Descrição:
Na officina de Antonio Gomes, Lisboa, 1788. In-8º de IV-202 págs. Encadernação coeva inteira de carneira mosqueada com dizeres dourados na lombada. Conserva a sonoridade original do papel. Apresenta ex-libris no verso da pasta anterior. Ligeira mancha esvanecida no canto superior direito. Ligeiros e insignificantes defeitos de manuseamento.
Considerada a primeira obra a revelar preocupações didácticas no campo da ortografia, também relativamente às classes sociais menos favorecidas e menos instruidas. Trata-se da 6ª edição, acrescentada.
Inocêncio IV, 21 e X, 332.
Exclusiva da BNP apresenta 3 exemplares desta edição, sendo ausentes de outras bibliotecas públicas.
Exemplar igual ao da Biblioteca de Leite Vasconcelos, nº 9, p. 64
Descrição:
Instituto de Cultura e Língua Portuguesa, Lisboa, 1984. In-8º de 306-(1) págs. Brochado. Capas empoeiradas, miolo em muito bom estado de conservação. Capa de brochura ilustrada com uma estátua Lébu-Hmôru (divindade da fertilidade).
Estudo ilustrado a negro e a cores com fotogravuras impressas em folhas à parte sobre papel couché; com transcrição e estudo das canções dos Ataúros.
Obra imprescindível para o conhecimento de um dos aspectos do complexo conjunto de etnias, culturas e línguas existentes em Timor.
Descrição:
Editorial Domingos Barreira, Porto, s.d. (1945?). In-8º de 452+errata págs. Brochado. Capas de brochura com pequenos e insignificantes sinais de manuseamento (vincos, pequenos cortes, etc ...).
2ª edição, a mais apreciada pelas 3000 novas entradas em relação à primeira edição.
Descrição:
Typographia Gonçalves, Lisboa, s/d (1916). In-12º de XV-332-(1) págs. Encadernação editorial em percalina com ornatos e dizeres "dourados" gravados e lombada, com retrato de Camões em medalhão circular na pasta anterior, esta com pequenas manchinhas de humidade. Ilustrado com 14 gravuras (13 de Camões + 1 retarto de Carvalho Monteiro) sobre folhas de papel couché em extra texto. Dourado por folhas. Apresenta na folha de guarda e ante-rosto, colado em cada uma, um selo da emissão dos CTT, comemorativo dos 400 anos do nascimento de Camões. Cada canto é rematado com "artísticos frisos ornamentaes".
Prefácio de Olimpio Cesar que ocupa as primeiras 15 páginas.
INVULGAR
Descrição:
Typographia Commercial Portuense, Porto, 1843. In-8º de (5)-226 págs. Encadernação moderna cartonada com papel marmoreado. Papel ligeiramente oxidado, resultante da sua própria qualidade sob acção do tempo.
Bonita edição de esmerado apuro gráfico, bem ao gosto romântico pleno de vinhetas de remate e cabeçoes de enfeite, com letras capitulares trabalhadas, todas distintas de Canto para Canto que constitui o poema.
Ostenta uma dedicatória autógrafa (aparada no canto inferior direito).
Inocêncio V, 64
Exemplares na biblioteca Pedro Veiga (FLUP) e Biblioteca Nacional
Não referido em "Poemas Herói-Cómicos Portugueses" de Alberto Pimentel (Porto, 1922).
RARO.
Descrição:
Gabinete de Estudos das Pescas, Lisboa, 1956. In-8º de 223-(4) págs. Brochado. Ocasionais e insignificantes picos marginais de acidez na capa. Miolo em bom estado de conservação.
Descrição:
Na Real Imprensa da Universidade, Coimbra, 1823. In-4º de XI-109-(1)-174-(8) págs. Dois títulos encadernados num único tomo
Brochado por aparar e inteiramente por abrir, preservando a brochura original. Mantem a sonoridade original do papel. Exemplar muito fresco, limpo e limpo.
Importante título, pioneiro do Liberalismo em Portugal, classificado como leitura densa e intrincada sobre o Miguelismo, a Contrarrevolução, a Tradição Ibérica, a Doutrina Social da Igreja e a Subversão.
Descrição:
(Tipografia do Carvalhido. Porto). 1967. In-8º de 150-(1) págs. Brochado com sobrecapa ilustrada, a partir de fotografia de Eduardo Gageiro. Insignificante defeito no pé da lombada, na sobrecapa.
Primeira edição da segunda obra poética do autor (na verdade é a terceira, pois a primeira, publicada com o autor muito jovem, foi renegada pelo próprio), bastante invulgar.
Descrição:
Universidade de Coimbra, Coimbra, 1967. In-8º de CXLV-257-(1) págs. Brochado (com picos de humidade). Miolo muito limpo.
Ostenta uma dedicatória autógrafa de Giacinto Manupella e Salvador Dias Arnaut.
Considerado o MAIS ANTIGO LIVRO DE RECEITAS PORTUGUESAS, aqui publicado pela primeira vez.
Descrição:
Revista da Lingua Portuguesa, Rio de Janeiro, 1925. In-4º de XXV-85 págs. Brochado. Capas de brochura com acidificação marginal, causando fragilização e perda de peqeunos fragmentos de papel.
Separata da Revista da Lingua Portuguesa. Edição especial de 29 exemplares numerados e rubricados pelos autores dos quais "só entram no commercio os de nº 22 a 29", sendo este exemplar o nº 19.
Valorizado pela dedicatória autógrafa ao poeta José Osório de Oliveira.
RARO.