

A mostrar um total de 21 obra(s)
Descrição:
Na Offic de Antonio Vicente da Silva, Lisboa. 1760. In-8º de (32)-475 págs. Encadernação do séc. XIX, meia francesa em pele castanha com rótulo de ordem de estante na lombada. Carimbo de posse a óleo no frontspício e ante-rosto, coevo à encadernação. Mantem a sonoridade original do papel saudável.
QUARTA EDIÇÃO, muito rara desta muito importante obra da bibliografia brasiliana, considerada por alguns bibliografos o PRIMEIRO ROMANCE BRASILEIRO (no domínio do romance alegórico de fundo moral e espiritual, bem ao gosto do barroco) em que descreve, de forma devocional, a vida quotidiana da Bahia e de Minas Gerais durante o período do ciclo do ouro brasileiro.
Inocêncio, VI, 315 e XVII, 214;
Borba de Moraes in Bibliographia Brasiliana (1983);
Palmira Morais Rocha Araújo, in Dicionário de Autores no Brasil Colonial (Colibri, 2003);
Barbosa Machado, in Biblioteca Lusitana (1752);
N. M. Pereira in Compêndio Narrativo do Peregrino da América (1939).
Descrição:
Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 1991. In-4º de 218-(1) págs. Brochado. Em excelente estado de conservação.
Descrição:
Livros Horizonte, (Lisboa, 1986). In-8º de 159-(1) págs. Brochado com insignificantes sinais de manuseamento.
Edição original do primeiro manual técnico português de Xilogravura, Litografia e outras artes gráficas de impressão artística.
Descrição:
Editorial Inova, Porto, 1973. in-8º de 88-(7) págs. Brochado. Sinais de manuseamento, sem grande expressão.
Valorizado por ostentar uma dedicatória autógrafa ao escritor JOAQUIM NAMORADO.
Primeira edição inserido na Colecção Duas Horas de Leitura (nº 21), da Inova.
Descrição:
Coimbra, 1941-In-8º de 117-III págs. Brochado, com manchinhas de humidade e picos de acidez. Carimbo de posse no anterosto, exemplar com sinais marginais de manuseamento, lombada com ligeira perda de papel à cabeça.
PRIMEIRA EDIÇÃO, justamente apreciada e já muito invulgar.
Descrição:
Papelaria Moderna, Figueira da Foz, s.d. (1941). In-8º de 40 págs. Brochado. Nítida impressão, de elevado cuidado gráfico, sobre papel encorpado. Pontos de ferro com ligeira oxidação.
Muito bom exemplar, INVULGAR
Descrição:
Na Typographia da Academia R. das Sciencias, Lisboa, 1824. In-8º de VII-262 págs. Encadernação meia inglesa em pele castanha, com dizeres dourados na lombada, ligeiramente ressequida. Corte das folhas carminado. Preserva a sonoridade original do papel. Nítida impressão sobre papel encorpado de linho. Rúbrica de posse antiga a tinta roxa no frontspício.
Segunda edição INVULGAR, impressa três anos após a primeira edição.
Descrição:
Na Imprensa de Galhardo, Lisboa, 1821. In-8º de 38 págs. Encadernação moderna em papel marmoreado. Ostenta um pequeno autocolante de biblioteca particular.
Curioso e muito INVULGAR.
Descrição:
Na Imprensa Nacional, Lisboa, 1842. In-8.º de 63-(1) págs. Encadernação moderna inteira em papel pintado em tina manual, com dizeres a ouro em rótulo em pele na lombada.
Ilustrado em extra-texto com 8 litografias anunciadas no frontispício foram executadas na Lith. da Imp. Nacional e desenhadas por Miguel Ângelo Lupi. Desconhecemos se teve capas de brochura.
RARO.
Descrição:
Imprensa Nevesiana, Lisboa, 1834. In-8º de 56 págs. Encadernação moderna meia inglesa em pele com dizeres a ouro na lombada sobre rótulo de pele vermelha. Frontspício com pequeno ex-libris colado no canto inferior direito.
Inocêncio, VII-56 diz "... este escripto é, não sei porque, pouco vulgar ...".
MUITO CURIOSO e INVULGAR.
Descrição:
Livraria Clássica Editora, Lisboa, 1923 e 1926. In-8º de 3 volumes com 335, 309 e 340 págs. encadernação coeva, meia inglesa em pele castanha com dizeres dourados na lombada. Preservam as capas de brochura. Ligeiro aparo marginal.
Descrição:
Edição do autor, Moçambique, 1963. In-4º de 117 págs. Brochado. Ligeira acidez generalizada concentrando-se para as margens.
OSTENTA UMA EXTENSA E MUITO EXPRESSIVA DEDICATÓRIA AUTÓGRAFA, de página inteira a um piloto aviador-instructor que " ... tanto tem ajudado à defesa da nossa querida pátria, que está em perigo ..." dedicada na véspera de natal de 1963.
Descrição:
TIpografia Comercial, Funchal, 1952. In-4º de 486-(1) págs. Brochado com os cadernos todos por abrir. Ilustrado ao longo do texto com brasões das famílias aqui descritas. Foxing exclusivo às capas de brochura. Exemplar com os cadernos por abrir. Impressão sobre papel de excelente e encorpada qualidade.
Descrição:
Edições José Fernandes Júnior, Lisboa 1939. In-8º de LXXIII-109 págs. Brochura, com capas ilustradas por Francisco Valença. Ricamente ilustrado ao longo do texto, com reprodução dos monumentos em análise.
Belo exemplar com uma dedicatória autógrafa.
Descrição:
Na Regia Officina Typografia, Lisboa, 1790. In-8º de 248-(2) págs. Encadernação coeva da época inteira de carneira mosqueada com dizeres a ouro na lombada sobre rótulo de pele vermelha. Rubrica de posse coeva no frontspício.
Obra de grande apuro tipográfico magnificamente ilustrada com 16 gravuras de página inteira em extra texto, o frontispício gravado e decorado com figuras alegóricas e o retrato do autor e 12 vinhetas de meia página no começo de cada canto pelos melhores desenhadores e gravadores portugueses da época: Carneiro da Silva, Jerónimo de Barros, Soyé, Frois, João Tomás da Fonseca, Ventura da Silva, Lucius, Ramalho, entre outros. Cremos estar falho do retrato de D. José.
PRIMEIRA EDIÇÃO, MUITO RARA.
Inocêncio V, 316.
Descrição:
Typographia Aurora do Cavado, Editor R.V., Barcellos, 1894. In-8º de 2 tomos encadernados num volume com 253 e 84 págs. respectivamente. Encadernação moderna inteira de percalina azul com dizeres dourados na lombada. Impressão sobre papel encorpado, ligeiramente acidificado sem no entanto perder, em nada, a sua rigidez e estrutura sólida primitiva. Aparo marginal, insignificante e muiti ténue mancha que ocupa o terço inferior das páginas. Apesar dos defeitos apontados, é um belíssimo exemplar deste livro já raro no mercado, com tiragem reduzida.
Edição original conservando ambas as capas de brochura, restauradas na charneira.
Descrição:
Na Impressão Regia, Lisboa, 1816. In-8º de 44 págs. Encadernação em papel antigo, marmoreado em tina manual. Mancha de humidade restrita à última folha, não impressa, que antecede a capa posterior. Bom exemplar, não aparado, com margens jumbo.
Exemplar que pertenceu à biblioteca de Eugénio de Castro, de quem ostenta a sua assinatura no frontspício, com uma nota manuscrita de sete linhas no verso do ante-rosto, tecendo onsiderações sobre o autor e a edição. Segundo Inocêncio este título teve uma tiragem restrita de 150 exemplares.
RARO.
Descrição:
Na Officina de Bernardo da Costa de Carvalho, Impressor do Serenissimo Senhor Infante, Lisboa, S/d. (1722). In-4º de XVIII-156 págs. Encadernação coeva (?) em pele, com decoração dourada moderna na lombada. Ilustrado em extra-texto com 2 gravuras de B. Picart: uma representando de Lisboa antes do terramoto de 1755, encimada por dois anjos segurando o brasão real e a segunda com o retrato do autor datado de 1721. Seguem-se 45 estampas com alfabetos, penas e desenhos caligráficos da autoria de Andrade datadas de 1718. Borba de Morais, na sua Bibliografia Brasileira do Periodo Colonial, p. 136 refere a existência de três impressões, contestando assim a descrição em Inocêncio (V, 336) que refere apenas duas. refere ainda que a primeira tiragem da obra corresponde a que tem 7 folhas preliminares inumeradas além do frontspício e a portada alegórica, situação essa que se verifica no exemplar que se apresenta.
Encadernação ligeiramente coçada, ocasionais picos de humidade em algumas folhas, com raras manchinhas de tinta.
PRIMEIRA TIRAGEM EM PRIMEIRA EDIÇÃO, muito valiosa e rara.
Descrição:
Agra [=Paris], 1748. In-8º de dois volumes com (3)-XIII-(5)-128 & (6)-166 págs respectivamente encadernados num tomo único. Encadernação coeva em carneira mosqueada, com restauro antigo, dizeres dourados sobre pele vermelha na lombada, com decoração também dourada em casas abertas. Corte das folhas carminado. Cantos ligeiramente amassadose cabeça da lombada com ligeira falta. Ex-libris do poeta Joaquim Pessoa.
Edição com uma portada alegórica em ambas as partes, muito belas, com tipografia emoldurada de composição arquitectónica e vegetalista representando, na base, um sofá com casal conversando em pose descontraída vigiada por um terceiro elemento em plano de fundo, no primeiro volume. No segundo volume, a portada não se encontra assinada e o ambiente apresentado corresponde ao de um quarto com cama,onde conversao casal, também em pose descontraída acompanhados com respectivo mobiliário complementar. A gravura que compõe a portada do primeira parte está assinada P(ierre). F(rançois). Tardieu de la Montagne, célebre gravador que viveu de 1711 a 1771 tendo sido responsável pela maioria das gravuras nas edições das Fábulas de La Fontaine. A portada da segunda parte encontra-se por assinar, mas o estilo e trabalho identifica o mesmo autor da portada do primeiro volume.
Edição muito recuada, a segunda e mais apreciada pelas actualizações de grafismo, beleza das portadas. Edição não descrita na maioria dasibliografias consultadas.
Before he found his niche in the theatre, he wrote several rather licentious novels, in particular Angola, which was held up by contemporaries such as Édouard Thierry as 'le roman du siècle, le livre des jolis boudoirs, le manuel charmant de la conversation à la mode'.
Descrição:
Na Officina da Academia Real das Sciencias, Lisboa, 1790. In-8º de VIII-119 págs. Encadernação coeva em pele com pastas decoradas com papel pintado. Leves manchas ao longo do miolo, e na charneira, sem comprometer a estrutura sólida do papel. Rubrica de posse coeva no frontispício. Apesar de alguns defeitos, muito bom exemplar desta já OBRA MUITO RARA.
Descrição:
Na Officina de Antonio Isidoro da Fonseca. M. D. CC. XXXVII.In-8º de 4-VII-LX-349-I-161 págs. Encadernação coeva inteira de carneira. Exemplar Ilustrado com as duas gravuras fora do texto abertas a buril por Russeau.
RARO.