

TIpografia Comercial, Funchal, 1952. In-4º de 486-(1) págs. Brochado com os cadernos todos por abrir. Ilustrado ao longo do texto com brasões das famílias aqui descritas. Foxing exclusivo às capas de brochura. Exemplar com os cadernos por abrir. Impressão sobre papel de excelente e encorpada qualidade.
Luiz Peter Clode (1904-1990) foi um homem difusor da Cultura ee foi através da genealogista que divulkgou o seu prinicpal trabalho de investigação, além de cultor e defensor da música e belas-artes na Madeira.
Viajou pelos tombos paroquiais de toda a Ilha e foi investigador frequente e incansável do Arquivo Regional da Madeira. No decurso da sua vida, entesourou manuscritos, revistas e livros de genealogistas regionais, nacionais e estrangeiros, verdadeiros instrumentos de apoio às suas investigações tendentes às publicações dos seus livros.
No intróito, o autor diz-nos o seguinte:
"... As notícias acerca das familias que se fixaram na Ilha da Madeira e na do Porto Santo — que aquela, como principal, representa — encontram-se dispersas em nobiliários antigos e obras moderras de investigação. A consulta dessus fontes é dificil-com excepção do nobiliário de Henrique Henriques de Noronha que foi publicado há poucos anos em S. Paulo, Brasil. As obras modernas a que nos referimos acham-se, em grande parte, inéditas. Da que com beneditino trabalho e método modelar tem construido o Rev. Cónego Fernando de Meneses Vaz, só alguns títulos foram, até hoje, publicados em jornais e revistas. Por isso julgamos que seriamos úteis ao conhecimento histórico da nossa terra se pudessemos reunir num livro sumário o essencial das obras a que aludimos — e de algumas investigações a que procedemos. Ficaria assim esboçado um panorama genealógico madeirense.
Acerca de cada família mencionamos o seu tronco e sempre que foi possível e de harmonia com as dimensões da obra, indicamos algumas gerações posteriores e descendentes actuais não só por varonia como por fêmea — o que se justifica com o intuito de se dar uma ideia do respectivo desenvolvimento genealógico e se tornarem vivas as linhagens. ..."