Off. Graph. da Ave Maria, São Paulo, 1937. In-8º de 2 vols com 269 & 399 págs. respectivamente. Encadernação editorial cartonada ao gosto Arte Nova. Acidez ligeira própria da qualidade do papel, embora preservado daquele ambiente húmido e quento próprio do país sul americano onde foi impresso em que os exemplares aparecem muito acidificados. EXEMPLARES EM EXCELENTE ESTADO atentendo ao papel e local impresso,
Com carimbo de autenticação editorial acompanhado de assinatura da autora, no verso da capa anterior. exemplares da 19ª e 3ª edição, respectivamente. Preservam as folhinhas editoriais de recomendação.
Excelentes exemplares, muitas vezes difícieis de reunir os dois, tendo o suplemento um acrescento de mais 1400 receitas.
Livro que gozou de grande popularidade na época ao longo de várias décadas, avaliando pelas dezenas edições que conheceu. É um retrato de certa sociedade brasileira no começo do séc. XX.
Maria Teresa Costa era filha dum rico comerciante português, Bernardino de Abreu. Proprietário de um dos poucos hotéis da época em São Paulo, um dos primeiros hotéis, localizado nas proximidades da Sé. O proprietário perdeu tudo no final do século XIX, porque os negócios foram mal geridos, e Maria Teresa Costa tece que aprender a cozinhar com Macedo, seu contraparente. Macedo era o confeiteiro do hotel de Hilário Magro, familiar em segundo grau da autora e que passou a fazer doces “para fora”, para as festas mais sociais e badaladas da época. Acabou tornando-se responsável pela introdução e popularização, nas festas paulistanas, de confeitaria e doçaria que chegou até hoje (olho-de-sogra; cajuzinho; doce de nozes com glacê branco; creme de ovos caramelados; fios de ovos; pequenas barquinhas de nata; quindim; doces portugueses em geral). Já estabelecida como doceira, publicou um compêndio de receitas que viria a ser um best-seller: o Noções de Arte culinária. O manual é muito abrangente: vai das saladas, sopas, menus compostos aos doces e frutas, passando por carnes, peixes e tudo mais. Tornou-se obrigatório e contou com inúmeras edições. O livro contitui um retrato de uma sociedade brasileira no começo do séc. XX. Apresenta receitas tradicionais, outras “da moda”.
O livro constitui um retrato de certa sociedade brasileira no começo do séc. XX. Traz receitas tradicionais, outras “da moda”, e também coisas que, com o passar das décadas, caíram em desuso