Atlântida Editora, Coimbra, 1950. In-8º de 294-(3) págs. Brochado. Capa de brochura com ligeira mancha marginal. ostenta uma dedicatória autógrafa.
Do índice:
OS PARSES (os parses na Índia; os zoroatristas na Pérsia; os parses e as mulheres parsinas; Costumes parses; Festas; O nascimento; A investidura; O casamento; os funerais; A peregrinação da alma de um parse; Os Dakhmas ou Torres do Silêncio; A Panchayeta; A remodelação da Panchayeta e as suas atribuições; O Zend-Avesta, Gathas Vendidad e Yasna; O Dinkard, Bundeish, Yasht e Sayast; Os restantes livros sagrados parses; Revelações de Arda Viraf; Ética e disciplina Zoroastrista; Princípios e conceitos da moral parse; A educação parse; A educação da mulher parse)
OS MUÇULMANOS ( seus costumes gerais; Suas instituições; Os Imãns; O Islam; Considerações sobre o Islam; O Islam e o Alcorão; Ética islâmica; Considerações sobre o jejum; Mesquitas, peregrinações e Dia da Paixão; Uma prevenção; O casamento nos Muçulmanos; O divórcio; Práticas, votos e sacrifícios; Abominações, punições e castigos; A mulher no Islam; A Índia conhece uma nova invasão; A expansão islamita; Da época milenária aos dias de hoje; As trombetas de Tutankhamen; O Paquistão; A Índia e o Paquistão; A evolução do Paquistão; Um sonho e uma vítima)