A sua lista de compras está vazia.
In-8º de (5)-162 + 3 ff em branco. Encadernação artística, coeva inteira em calfe grenat, com roda em cercadura floreada e dourada em ambas as pastas. Corte das folhas cinzeladas e brunidas a ouro fino.
Lombada com ligeiros sinais de manuseamento, sem prejuizo algum da estrutura de suporte.
Frontispício "caligráfico" com dizeres manuscritos dispostos em moldura e verso com desenho de vaso de flores, também em moldura, ambas as páginas desenhadas com dupla molduras e intercaladas com belos motivos vegetalistas.
Manuscrito inteiro a punho único, muito legível e escrito a duas tintas variantes de sépia, estando a cor mais clara, por vezes, com dificuldades de leitura. Pelo tipo de caligrafia e representação numérica cremos tratar-se de um manuscrito do final de setecentos, inícios de oitocentos.
Muito interessante documento que explica como funcionavam as visitas canónicas realizadas pelos ministros provinciais e comissários visitadores a conventos e mosteiros franciscanos portugueses expondo tanto a norma que as regulamentava como alguma da sua aplicação prática.
As visitas canónicas realizadas aos mosteiros e conventos pretenderam ser, na Época Moderna, um instrumento de vigilância, correcção, controlo e disciplinamento das comunidades regulares, com o claro propósito de promover a manutenção da disciplina interna e o bom funcionamento institucional.
A Ordem dos (Frades) Menores da Regular Observância, também conhecida como Frades Menores, foi criada a partir da divisão da Ordem Franciscana em 1517 pelo Papa Leão X, sendo um dos três ramos principais da primeira ordem franciscana, juntamente com os Frades Menores Conventuais e os Frades Menores Capuchinhos.
Do índice retiram-se os seguintes capítulos:
- Vizitas de Conventos de Reliogiosos
- Capítulo de Concepção nas mesmas
- Vizitas dos Mosteiros de Religiosas
- Capítulo de Concepção nas mesmas
- Eleição de Abbadessas
- Termo de Eleição do mesmo Abbadessado
- Termos para Escrutinios de Abbadessados empatados e senão por eleição
- Termo de Nomeação de Abbadessa quando não foi eleita
- Advertencias necessarias e que podem occurrer nas Eleições de Abbadessas
- Auto de Fuga
- Auto de Depoimento
- Modo de tirar Inquiricçoes para Religiosos
- Termo de Votos patra Novicciar ou Professar alguma Pertendente em Mosteiro da Ordem
- Formulario para tirar Devaças
- Absolvição de Apostazia ou maos violentas