Institulo Nacional de Investigação Científica, Lisboa, 1983. In-4º de 404-(1) págs. Brochado preservando a sobrecapa ilustrada, com ligeira descoloração provocada por acção directa da exposição solar. Abundamente ilustrado, tanto ao longo do texto, como em separado, representando cenas rurais da labora e assim como práticas agrícolas, isoladas e em comunidade. Apresenta ainda imensos desdobráveis de grandes dimensões e desenhos de instrumentos agrícolas.
Na introdução vem descrito que " ... O tema central deste trabalho é o estudo descritivo da alfaia agricola tradicional portuguesa. Para melhor a situarmos, contudo, entendemos conveniente fazê-lo preceder de uma introdução geral em que procuramos enquadrá-la nos vários condiciona-lismos locais, geográficos, histórico-sociais e funcionais. Por outro lado, não abordamos o estudo de certas actividades também ligadas à vida agrícola - o vinho, o azeite, o leite, a cortiça, o figo e a amêndoa, etc. -, já porque, sendo de natureza especial, tencionamos tratá-los isoladamente, já porque, relativamente a algumas delas, prevalecem os aspectos técnicos da transformação.
Em todo este livro está presente Jorge Dias. A sua obra sobre os Arados Portugueses — de que aqui damos a súmula — inaugurou não só os estudos da alfaia agrícola portuguesa, mas também, com a monografia de Vilarinho da Furna, a sua carreira de etnólogo; e ambas constituem os marcos fundamentais da renovação dos estudos etnológicos em Portugal. ...".