

Ministério da Educação e Cultura/ Casa de Rui Barbosa, Rio de Janeiro, 1956. In-4º de 225-(2) págs. Br. Capas e lombada amarelecidas. Primeiro volume da Coleção de Estudos Filológicos.
Dicionário muito importante para a sistematização da lingua portuguesa publicado Centro de Pesquisas da Casa Rui Barbosa. Segundo o autor na "Explicação preliminar":
“Este Dicionário não versa a Nomenclatura Gramatical como orientação para o empregos dos termos técnicos, à maneira das bens conhecidas obras de J. Marouzeau em francês, de Lázaro Carreter em espanhol, de A. Nascentes em português. Em vez de tal objetivo – evidentemente utilíssimo mas já assim bastante ventilado – teve-se o de dar, em ordem alfabética, para consultas ocorrentes, as noções gramaticais, como base para a compreensão estrutural, funcional e histórica da língua portuguesa. Não se visou ao problema terminológico, senão a uma divulgação de conhecimentos doutrinários. O modelo distante foi o Dicionário Gramatical de João Ribeiro, que tantos serviços prestou ao estudo do seu tempo.”